SOBRE

 

 

Descrição

 

            A INETBase consiste numa base de dados inserida numa plataforma online, para multi-utilizador, com capacidade para recolher e armazenar os dados decorrentes de todos os projectos do INET-md (FCSH) de um modo organizado.

 

            Respeitando tanto quanto tecnicamente possível as boas práticas internacionais, o INETBase assenta na utilização de descritores semânticos normalizados, em regime de acesso aberto, totalmente intercomunicáveis com outras plataformas nacionais e internacionais, tais como o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, a Biblioteca Nacional, a Library of Congress, ou a British Library. Adicionalmente, esta plataforma permite a criação de propriedades (ou campos) nos casos em que a especificidade dos objectos em tratamento assim o implique.

 

 

 

Objectivos

 

            Disponibilizar informação cientificamente revista e validada de naturezas textual, iconográfica, sonora e audiovisual, em regimes de acesso livre e/ou reservado, para investigadores e comunidade académica, mas também a população em geral.

 

Preservar, restaurar e divulgar o património musical, coreológico, histórico e cultural português.

 

            Proceder ao cruzamento dos resultados científicos, e respectivas fontes, de todos os projectos financiados da sede do INET-md (FCSH |NOVA), designadamente Projectos FCT, Pós-Doc, Doutoramento, Mestrado, bem como de protocolos de colaboração com instituições públicas e privadas.

 

            Reconstruir e compreender aprofundadamente contextos e dinâmicas musicais e sociais portugueses através do relacionamento entre dos dados depositados na plataforma.

 

            

 

Estrutura

 

            O INETBase tem como estrutura interna a plataforma OMEKA S (Semantic), desenvolvida pela Corporation for Digital Scholarship, pelo Roy Rosenzweig Center for History and New Media e pela George Mason University. 

           

          Consiste numa Base de Dados totalmente relacional, organizada pelo INET-md em grupos de items, a saber: Pessoas, Eventos, Espaços, Organizações, Agrupamentos, Obras, Vídeo, Áudio, Documentação, Partituras, Fonogramas e Instrumentos Musicais. 

 

            A progresso do trabalho de enriquecimento desta base de dados desenvolve-se numa secção em modo de back-office a partir do qual derivam Front-Ends, com DNS próprio, onde se encontram disponibilizados os dados de modo inteligível e user-friendly ao utilizador final. 

 

            Esta capacidade de gerar websites permite a criação de múltiplos endereços, cada um respeitante a um projecto, e todos alimentando o endereço principal: http://www.inetbase.pt. Ou seja, o INETBase é um banco de dados que gera e alberga várias bases de dados, que constituem por si mesmas um fortíssimo resultado científico de cada um dos projectos.